Como Cadastrar Grupos de Pesquisa

Nesta seção você encontrará orientações sobre como cadastrar:

Orientações para Cadastro de Grupo de Pesquisa no SIGAA/UFRRJ

1. Acessar o módulo de cadastro de Grupo de Pesquisa no SIGAA a partir do seguinte caminho: Portal do Docente → Pesquisa → Grupos de Pesquisa → Proposta de Criação de Grupo de Pesquisa → Cadastrar

Dados da Proposta

Realize as alterações necessárias informando os itens a seguir:

  • Código: Alteíe, se desejaí, o código do gíupo de pesquisa;
  • Título do Grupo: Informe o título do grupo de pesquisa;
  • Líder: Informe o nome do líder do grupo de pesquisa;
  • Viceder: Digite o nome do vice-líder do grupo;
  • Área de Conhecimento: Forneça a área do conhecimento relacionada ao grupo;
  • Sub-área de Conhecimento: Informe a sub-área do conhecimento vinculada ao grupo;
  • Linha de Pesquisa: Adicione uma linha de pesquisa preenchendo este campo com o nome da mesma. Clique no ícone e a linha de pesquisa será automaticamente adicionada à seção Linha de Pesquisa. Exemplificaremos com a Linha de Pesquisa Biologia Animal. A tela será recarregada da seguinte forma:

Na seção Linhas de Pesquisa, clique em se desejar remover alguma linha apresentada.

Confirme a remoção na janela exibida a seguir:

Se desistir da operação, clique em Cancelar. Para confirmar a remoção, clique em OK. Após alterar os dados desejados, clique em Avançar.

Membros do Grupo de Pesquisa

Nesta tela, adicione Membros Permanentes informando o nome do Docente no campo determinado. Digitando as primeiras letras, o sistema disponibiliza uma lista com os prováveis docentes que poderão ser adicionados. Selecionado o docente, ele será adicionado à lista de membros:

Na seção Membros Associados, da mesma tela, adicione um Docente, Servidor técnico-administrativo ou Discente de Graduação ou Pós-Graduação selecionando a aba correspondente a cada um deles.

Uma vez selecionado o membro na lista de sugestões, ele será adicionado à lista:

Após adicionar e/ou remover os membros desejados, clique em Avançar para prosseguir. A seguinte página será exibida:

Nesta página são apresentados os membros do Grupo de Pesquisa, após realizadas as alterações desejadas. A coluna Assinado define se o membro está Assinado, Não Assinado ou Pendente de Assinatura, os ícones, respectivamente, serão apresentados na coluna para identificar o status.

IMPORTANTE: Para que um grupo de pesquisa seja homologado pela Comissão de Pesquisa da UFRRJ, TODOS os membros do grupo deverão apresentar o status ASSINADO.

Selecione o campo ao lado dos nomes dos docentes, caso deseje enviar uma mensagem. A tela com a mensagem de sucesso do envio da mensagem será apresentada:

Clique em Avançar para prosseguir.

Projetos e Linhas de Pesquisa Vinculados

Preencha os critérios informando o Projeto de Pesquisa e a Linha de Pesquisa do grupo.
Exemplificaremos com o Projeto de Pesquisa do Grupo de Pesquisa em Ciências do Mar e Ambientais (MAR-RN) e a Linha de Pesquisa BIOLOGIA ANIMAL. Clique em Adicionar e o projeto será incluído na lista abaixo:

Uma vez adicionados todas as linhas e respectivos projetos de pesquisa associados ao grupo, clique novamente em Avançar para prosseguir para a próxima etapa do cadastro.

Descrição Detalhada

Descreva detalhadamente as atividades e informações do Grupo de Pesquisa preenchendo os campos com a Justificativa, Instituições, Infraestrutura e Laboratórios.
Após preencher as informações necessárias, clique em Avançar.

Resumo da Proposta e Envio

Verifique as informações sobre o grupo de pesquisa e clique em Enviar. A mensagem indicando o sucesso da operação será exibida:

Etapas subsequentes ao envio da proposta de criação do Grupo de Pesquisa

  1. O(A) Chefe do Departamento receberá o formulário de cadastro no SIGAA-UFRRJ para APROVAÇÃO, fará um parecer e clicará em ENVIAR.
    • Importante: É de responsabilidade do(a) chefe de departamento o estabelecimento do expediente – se levará a reunião ou não, por exemplo – de avaliação dos grupos de pesquisa cadastrados em sua unidade.
  2. O(A) Diretor(a) de Instituto receberá o formulário de cadastro no SIGAA-UFRRJ para APROVAÇÃO, fará um parecer e clicará em ENVIAR.
    • Importante: É de responsabilidade do(a) diretor(a) de instituto o estabelecimento do expediente – se levará a reunião ou não, por exemplo – de avaliação dos grupos de pesquisa cadastrados em sua unidade.
  3. A partir do envio da APROVAÇÃO e PARECER da Direção de Instituto, a proposta chegará à Comissão de Pesquisa, que fará a leitura dados gerais e avaliará o pleno cumprimento do regimento institucional.
  4. Após a homologação da Comissão de Pesquisa, o Grupo de Pesquisa está devidamente APROVADO no SIGAA-UFRRJ e no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O grupo ficará visível no SIGAA-UFRRJ para consulta pública de todos os interessados.

Orientações para Cadastro de Grupo de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq)

1. Para cadastrar um grupo do Diretório do CNPq, deve-se primeiramente fazê-lo no SIGAA-UFRRJ, seguindo-se o Regimento Geral de Grupos de Pesquisa da UFRRJ, Deliberação Nº 191 / 2020 – SAOC (12.28.01.03), aprovado na 382ª Reunião Ordinária realizada em 23 de outubro de 2020, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2. O cadastro de um Grupo de Pesquisa no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq) deve ser realizado por seu(sua) líder, o qual deve estar cadastrado(a) como tal no DGP. À Coordenação de Pesquisa cabe o cadastro dos(as) líderes e a certificação dos grupos de pesquisa registrados no DGP-CNPq e enviados para o CNPq por líderes cadastrados.

3. O(A) pesquisador(a) solicita o seu cadastro como líder de grupo de pesquisa à Coordenação de Pesquisa da PROPPG por e-mail, contendo nome completo, enviado a e-mail do NAAP/PROPPG/UFRRJ;

4. A Coordenação de Pesquisa acessa o site da instituição no DGP e efetua o cadastro solicitado do líder;

5. A seguir, o(a) líder cadastrado(a) acessa o Formulário Grupo para preenchimento dos dados do Grupo de Pesquisa e envia o formulário preenchido ao CNPq;

6. A Coordenação de Pesquisa acessa a plataforma DGP/CNPq e realiza a conferência da fidelidade e congruência das informações do SIGAA-UFRRJ e do conteúdo lançado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Maiores detalhes sobre esse e outros procedimentos relativos ao DGP estão no manual disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/, especialmente as Seções 5.2 e 5.3.


Observações Complementares:

  • Os cadastros de Grupos de Pesquisa nas bases de dados da UFRRJ (SIGAA) e DGP/CNPq são independentes e desconectados. Assim, observamos que ambos os cadastros deverão ser conduzidos de forma independente, lembrando que o cadastro do Grupo de Pesquisa no DGP/CNPq será somente homologado pela Coordenação de Pesquisa, após o cadastro e homologação do mesmo através do Portal SIGAA/UFRRJ.
  • A Coordenação de Pesquisa (CoPesq/PROPPG/UFRRJ) recomenda fortemente que todos os Grupos de Pesquisa sejam constantemente atualizados no SIGAA-UFRRJ e no âmbito Diretório de Grupo de Pesquisas (DGP) do CNPq [https://lattes.cnpq.br/web/dgp].
  • Os processos de cadastramento aqui descritos estão fundamentados no Regimento Geral de Grupos de Pesquisa da UFRRJ, Deliberação Nº 191 / 2020 – SAOC (12.28.01.03), tendo em vista a decisão tomada na 382ª Reunião Ordinária, realizada em 23 de outubro de 2020, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.