Relatórios de Iniciação Científica (PIBIC/PIBIC-Af/PICV/PIBIC-EM) e Iniciação Tecnológica (PIBITI)

Os relatórios de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação deverão ser entregues ao final da vigência do edital em que o plano de trabalho está cadastrado.

Os relatórios correspondentes aos planos de trabalho dos editais PIBIC, PIBIC-Af, PIBIC-EM, PICV e PIBITI deverão ser entregues dentro do prazo estabelecido no cronograma dos respectivos editais.

Reitera-se que o envio e posterior emissão de parecer de relatório final são fatores determinantes e indispensáveis para que o docente pesquisador faça indicação de bolsista no edital subsequebte.

Os relatórios são inseridos no SIGAA pelo aluno no Portal do Aluno, seguindo o caminho:

Menu Discente → Pesquisa → Relatórios de Iniciação Científica → Relatórios Finais → Enviar

Os discentes devem preencher todos os campos e enviar. É possível clicar no botão “Apenas Gravar” e, neste caso, um rascunho do relatório será salvo. Ao clicar no botão “Gravar e Enviar”, o relatório será finalizado pelo aluno e seguirá para a avaliação do Orientador.

Os campos no SIGAA são (O número de caracteres com espaço é informado para cada campo):

1. Resumo em português (1.500)
  2. Palavras-chaves (70)
  3. Título em inglês (200)
  4. Resumo em inglês (1.500)
  5. Palavras-chaves em inglês (70)
  6. Introdução (4.000)
  7. Metodologia (6.000)
  8. Resultados e discussão (20.000)
  9. Conclusões (3.000)
  10. Referências (8.000)

Uma vez enviado, o relatório deverá ser avaliado e aprovado pelo orientador, usando o caminho:

Portal Docente →  Pesquisa → Relatórios de Iniciação Científica → Relatórios Finais → Consultar/Emitir Parecer

Somente após a finalização automática do plano de trabalho, os alunos poderão imprimir seus certificados de Iniciação Científica a partir do SIGAA.

Não serão fornecidos certificados em formato antigo pelo NAAP/CoPesq.

Observações:
[1] É aconselhável escrever o relatório usando um editor de texto (como o Word) e, uma vez finalizado, copiar cada trecho do editor de texto e colar no SIGAA;
[2] No documento em Word poderão ser usadas figuras e elementos gráficos, mas no SIGAA apenas os elementos textuais poderão ser inseridos;
[3] O documento em Word deverá ser salvo em formato pdf para futura avaliação pelo Comitê PIBIC ou Comitê PIBITI;
[4] Não serão anexados documentos em quaisquer formatos do relatório final no SIGAA.