Como Cadastrar Projetos de Pesquisa

[1] Preenchimento do cadastro no Portal Docente do Módulo SIGAA, no seguinte endereço: Portal do Docente ➙ Pesquisa ➙ Projetos de Pesquisas ➙ Submeter Projeto em Fluxo Contínuo. Declarar formalmente a aceitação das regras, preenchendo os campos pedidos e redigindo as informações referentes ao Resumo, Introdução/Justificativa, Objetivos, Problemas de Pesquisa, Método Científico, Resultados Esperados e Referências;
[2] Preencher em detalhes o item Financiamentos, destacando a Entidade Financiadora (Faperj, CNPq etc.) e anexando em COMPROVANTE DO ÓRGÃO a documentação comprobatória que expresse com clareza as informações prestadas, como termos de outorga, contratos com a entidade financiadora ou documentação emitida pela FAPUR.

Projeto que não conte com quaisquer financiamentos: Entidade Financiadora = Sem financiamento; Natureza do Financiamento = Outra remuneração; Página com o Link do Resultado = www.ufrrj.br/…. Os demais campos ficarão sem preenchimento. No campo COMPROVANTE DO FINANCIAMENTO, anexar declaração emitida pela Chefia do Departamento ou Direção do Instituto ou setor responsável, assinada virtualmente por meio do módulo SIPAC, indicando expressamente que o projeto é autofinanciado ou sua execução é viável mesmo sem outro que não o inerente ao vínculo com a UFRRJ (salários e infraestrutura).
Utilizar para tal o FORMULÁRIO – DECLARAÇÃO PROJETO EXTERNO SEM FINANCIAMENTO, disponível em SIPAC  MESA VIRTUAL ➙ DOCUMENTOS ➙ CADASTRAR DOCUMENTOS. Tipo do Documento: FORMULÁRIO – DECLARAÇÃO PROJETO EXTERNO SEM FINANCIAMENTO; Natureza do Documento: OSTENSIVO; Assunto Detalhado: PROJETO EXTERNO SEM FINANCIAMENTO – “NOME DO COORDENADOR”. A seguir, clicar em ESCREVER DOCUMENTO e depois CARREGAR MODELO.

[3] Ao final do preenchimento do Projeto, na página final “Dados do Projeto de Pesquisa” em que há todo o resumo da submissão e antes de enviar o projeto, deverá ser anexado um ARQUIVO indicando a anuência institucional para a realização do projeto, que poderá ser algum destes documentos:

– Carta de Anuência da Instituição, no caso de projetos aprovados em editais públicos de agências de fomento diversas; ou 

– Ata de Reunião de Departamento ou do CONSUNI, indicando a aprovação do projeto – especialmente em casos de projetos não-financiados; ou

– Documentação da FAPUR, indicando a intermediação da gestão financeira; ou Declaração – Projeto Externo com Financiamento, com assinatura do(a) coordenador(a) do projeto e da chefia ou direção do instituto.

Para redigir a Declaração – Projeto Externo com Financiamento, utilizar o FORMULÁRIO – DECLARAÇÃO PROJETO EXTERNO COM FINANCIAMENTO, disponível em SIPAC ➙ MESA VIRTUAL DOCUMENTOS ➙ CADASTRAR DOCUMENTOS. Tipo do Documento: FORMULÁRIO – DECLARAÇÃO PROJETO EXTERNO COM FINANCIAMENTO; Natureza do Documento: OSTENSIVO; Assunto Detalhado: PROJETO EXTERNO COM FINANCIAMENTO – “NOME DO COORDENADOR”. A seguir, clicar em ESCREVER DOCUMENTO e depois CARREGAR MODELO.

Importante
:
– Casos omissos e não previstos serão avaliados pela Comissão de Pesquisa, por meio de parecer técnico antes da validação.
– A validação dos projetos externos será realizada pelo Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa (NAAP), da Coordenação de Pesquisa (CoPesq), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação da UFRRJ.
– A validação consiste da homologação das informações prestadas e dos documentos fornecidos e não se refere a qualquer análise técnica do conteúdo pesquisado ou de seu mérito, ficando a cargo dos departamentos, institutos e demais instâncias deliberativas a aprovação acadêmica do projeto, conforme definido no Regimento Geral da UFRRJ.
– Toda a responsabilidade quanto aos dados preenchidos é do coordenador do projeto.

Em caso de dúvidas, contatar: naapproppg@gmail.com.