Download Arquivo: Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI 2021

A PROPPG torna público o EDITAL Nº 002 de 26 de abril de 2021 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para o período de setembro de 2021 a agosto de 2022. As inscrições de projeto(s) de pesquisa e plano(s) de trabalho devem ser feitas via SIGAA/UFRRJ no prazo de 26 de abril a 04 de junho de 2021 (prazo de inscrição retificado a fim de (1) para acompanhar o calendário do CNPq e o início das bolsas em setembro/2021; (2) para acompanhar o calendário da graduação e de férias dos docentes da UFRRJ).

SIGAA/UFRRJ

Planilha de Produção

Planilha de Densidade Mercadológica

Manual do SIGAA/UFRRJ referente a submissão de:

1. projeto de pesquisa: seguir Portal Docente > Portal Docente – Submissão Projetos de Pesquisa.
  2. plano de trabalho: seguir Portal Docente > Portal Docente – Submissão Planos de Trabalho vinculados aos Projetos de Pesquisa.

Manual SIGAA/UFRN do Portal do Docente. A Aba Pesquisa deste manual pode ser usada como fonte de consulta adicional ao Manual do SIGAA/UFRRJ.

Classificação Preliminar

Resultado Final

Destaques

A participação no processo seletivo de bolsistas se faz mediante o cadastramento de projeto(s) de pesquisa do(a) pesquisador(a) e plano(s) de trabalho do(s) possível(is) bolsista(s), todos via SIGAA/UFRRJ;

Os únicos arquivos a anexar, por exigência do edital, são as planilhas de produção e de densidade mercadológica;

Toda comunicação referente a quaisquer tipos de dúvida deverá ser feita exclusivamente com o NAAP, através do e-mail naapproppg@gmail.com; qualquer contato dos professores-orientadores referente ao processo seletivo PIBITI 2021 com os docentes do comitê ou com a coordenação institucional durante o período de seleção de iniciação científica será desconsiderado.

Respostas a perguntas frequentes sobre edital PIBITI no SIGAA/UFRRJ

Algumas das perguntas frequentes sobre a utilização do SIGAA/UFRRJ no que se refere ao edital são as seguintes:

1. Quantos formulários do SIGAA/UFRRJ devem ser preenchidos? Em que ordem?Resp.: Para cada projeto de pesquisa a ser submetido, há um formulário de cadastro a ser preenchido, cujas instruções estão neste manual nas opções Portal Docente > Portal Docente – Submissão Projetos de Pesquisa. Após realizado o cadastro de um projeto de pesquisa, deve-se preencher um formulário de cadastro de plano de trabalho para cada bolsa solicitada. As instruções para o preenchimento do formulário de plano de trabalho estão no mesmo manual seguindo as opções Portal Docente > Portal Docente – Submissão Planos de Trabalho vinculados aos Projetos de Pesquisa. Orientações complementares estão na página da PROPPG.
  2. Como anexar planilha de produção?Resp.: A planilha de produção do pesquisador é um dos arquivos que devem ser anexados ao projeto de pesquisa, o que é feito na mesma página do formulário de projeto de pesquisa do SIGAA/UFRRJ em que é feita a submissão do projeto.
  3. Caso seja necessário complementar a inscrição com um anexo, como proceder?Resp.: O material complementar, caso exista, deve ser incluído em um arquivo pdf, o qual deve ser anexado ao projeto de pesquisa.
  4. Como vincular um projeto de pesquisa a um grupo de pesquisa?Resp.: O cadastro de um grupo de pesquisa pode ser solicitado através do Portal do Docente do SIGAA/UFRRJ. Porém, nesta fase de implantação do módulo de pesquisa do SIGAA/UFRRJ, recomenda-se que não sejam solicitados cadastros de grupos de pesquisa. A PROPPG e a COTIC estão realizando estudos sobre a possibilidade de migração automática das informações sobre os grupos de pesquisa diretamente do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq para o SIGAA/UFRRJ.A associação entre projeto de pesquisa e um grupo de pesquisa não é exigida para a submissão do referido projeto no âmbito do edital PIBITI 2018/2019. Dessa forma, recomenda-se fortemente escolher a opção “Não” no quadro correspondente do formulário Portal do Docente > Projeto de Pesquisa > Dados IniciaisA linha de pesquisa deve ser informada.
  5. É preciso informar a linha de pesquisa na página de dados iniciais do formulário de projeto de pesquisa?Resp.: Sim. A falta dessa informação impedirá o avanço para a página seguinte.
  6. Por que o sistema não avança para a página seguinte quando se clica na opção “Avançar”?Resp.: Quando essa situação ocorre, uma mensagem de erro é exibida, em vermelho, no topo da página. Frequentemente, a razão é a falta de preenchimento de algum campo obrigatório.
  7. Como solicitar cota de bolsa?Resp.: Após o cadastro de um projeto de pesquisa, deve-se seguir as opçõesPesquisa→Planos de Trabalho→ Solicitar cota de bolsaescolher o projeto de pesquisa ao qual a solicitação de bolsa se refere e preencher o formulário de solicitação de bolsa correspondente.
  8. Quantos planos de trabalho podem ser associados a um projeto de pesquisa?Resp.: Conforme estabelecido em edital, é permitido associar apenas um plano de trabalho para solicitação de bolsa PIBITI a um projeto de pesquisa.
  9. Como retificar uma submissão de projeto de pesquisa após envio?Resp.: Uma vez enviado, uma inscrição não pode ser retificada. Conforme previsto no edital, é possível realizar a retificação da planilha de produção ou da planilha de densidade mercadológica em período específico através de e-mail. Em caso de envio de solicitação de retificação por e-mail, solicita-se indicar “RETIFICAÇÃO DE PLANILHA – PIBITI” como assunto da mensagem.