Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e PIBIC-Af 2022

A PROPPG torna público o Edital N.º 001, de 17 de maio de 2022, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, para o período de setembro de 2022 a agosto de 2023. As inscrições de projeto(s) de pesquisa e plano(s) de trabalho devem ser feitas via SIGAA/UFRRJ no prazo de 17 de maio a 29 de junho de 2022.

Documentos importantes:

Planilha de Produtividade

Template de Recurso

Manual submissão do projeto

Manual submissão do plano de trabalho

Resultado Preliminar

Resposta aos Recursos

Resultado Final

Destaques

A participação no processo seletivo de bolsistas se faz mediante o cadastramento de projeto(s) de pesquisa do(a) pesquisador(a) e plano(s) de trabalho do(s) possível(is) bolsista(s), todos via SIGAA/UFRRJ;

A pesquisadora ou o pesquisador, no ato de submissão, deverá escolher apenas uma grande área para concorrer a bolsa(s) de iniciação científica. Não serão aceitas inscrições em duas grandes áreas diferentes;

O único arquivo a anexar, por exigência do edital, é a planilha de produção, em formato pdf;

Todas as grandes áreas admitem a concessão de uma segunda bolsa, de acordo com os critérios destacados no Edital;

A distribuição de bolsas obedecerá unicamente ao critério de “demanda efetivada”. Portanto, cada Grande Área receberá o percentual de bolsas referente ao percentual de pedidos; ou seja, quanto maior o número de pedidos de bolsas na Grande Área, maior a quantidade será concedida nesta Grande Área;

Caso haja mais de uma inscrição com Projetos de Pesquisa idênticos, os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente ser diferentes. O número de inscrições distintas é que determina o número de bolsas pleiteadas;

Toda comunicação referente a quaisquer tipos de dúvida deverá ser feita exclusivamente com o NAAP, através do e-mail naapproppg@gmail.com; qualquer contato dos professores-orientadores referente ao processo seletivo PIBIC e PIBIC-Af 2022 com os docentes do comitê ou com a coordenação institucional durante o período de seleção de iniciação científica será desconsiderado.

Respostas a perguntas frequentes sobre edital PIBIC no SIGAA/UFRRJ

Algumas das perguntas frequentes sobre a utilização do SIGAA/UFRRJ no que se refere ao edital são as seguintes:

1. Quantos formulários do SIGAA/UFRRJ devem ser preenchidos? Em que ordem?Resp.: Para cada projeto de pesquisa a ser submetido, há um formulário de cadastro a ser preenchido, cujas instruções estão neste manual nas opções Portal Docente > Portal Docente – Submissão Projetos de Pesquisa. Após realizado o cadastro de um projeto de pesquisa, deve-se preencher um formulário de cadastro de plano de trabalho para cada bolsa solicitada. As instruções para o preenchimento do formulário de plano de trabalho estão no mesmo manual seguindo as opções Portal Docente > Portal Docente – Submissão Planos de Trabalho vinculados aos Projetos de Pesquisa. Orientações complementares estão na página da PROPPG.
  2. Como anexar planilha de produção?Resp.: A planilha de produção do pesquisador é um dos arquivos que devem ser anexados ao projeto de pesquisa, o que é feito na mesma página do formulário de projeto de pesquisa do SIGAA/UFRRJ em que é feita a submissão do projeto.
  3. Caso seja necessário complementar a inscrição com um anexo, como proceder?Resp.: O material complementar, caso exista, deve ser incluído em um arquivo pdf, o qual deve ser anexado ao projeto de pesquisa.
  4. É preciso informar a linha de pesquisa na página de dados iniciais do formulário de projeto de pesquisa?Resp.: Sim. A falta dessa informação impedirá o avanço para a página seguinte.
  5. Por que o sistema não avança para a página seguinte quando se clica na opção “Avançar”?Resp.: Quando essa situação ocorre, uma mensagem de erro é exibida, em vermelho, no topo da página. Frequentemente, a razão é a falta de preenchimento de algum campo obrigatório.
  6. Como solicitar cota de bolsa?Resp.: Após o cadastro de um projeto de pesquisa, deve-se seguir as opçõesPesquisa→Planos de Trabalho→ Solicitar cota de bolsaescolher o projeto de pesquisa ao qual a solicitação de bolsa se refere e preencher o formulário de solicitação de bolsa correspondente.
  7. Quantos planos de trabalho podem ser associados a um projeto de pesquisa?Resp.: Conforme estabelecido em edital, é permitido associar apenas um plano de trabalho para solicitação de bolsa PIBIC a um projeto de pesquisa. A solicitação de duas bolsas de pesquisa é possível através da submissão de duas inscrições com planos de trabalho distintos.
  8. Como retificar uma submissão de projeto de pesquisa após envio?Resp.: Uma vez enviado, uma inscrição não pode ser retificada. Conforme previsto no edital, é possível realizar a retificação da planilha de produção em período específico através de e-mail. Em caso de envio de solicitação de retificação por e-mail, solicita-se indicar “RETIFICAÇÃO DE PLANILHA DE PRODUÇÃO” como assunto da mensagem.