Indicação/Substituição/Desistência de Bolsista e Voluntário – PIBIC/PIBIC-Af/PIBITI/PICV

O processo de indicação/substituição é através do SIGAA/UFRRJ, e deve ser realizado pelo(a) coordenador(a) do respectivo projeto. O primeiro passo é cadastrar o início da execução do projeto, o que deve ser feito no portal do docente seguindo as instruções deste manual. Os manuais são preparados pela UFRN e correspondem à operação também do SIGAA/UFRRJ.

Após esse passo, as vagas de bolsas/voluntários disponíveis estarão visíveis no portal do discente, permitindo que se candidatem segundo o procedimento descrito neste outro manual.

A indicação/substituição/desistência de bolsistas/voluntários dentre os que se candidatarem é feita segundo estas instruções.

RESSALTE-SE que o preenchimento do SIGAA, tanto pelo(a) orientador(a) como pelo(a) discente, vale como declaração de conhecimento das normas fixadas pelo CNPq e UFRRJ para a implementação de bolsa PIBIC/PIBITI, de compromisso em dedicar-se, integral e exclusivamente, às atividades de pesquisa ou ensino durante a vigência do benefício e de veracidade das informações fornecidas.

Algumas informações relevantes para os(as) candidatos(as) (válidas para indicação/substituição):

1) Conta pessoal do Banco de Brasil cadastrada em seu menu “Meus Dados Pessoais” no SIGAA.
2) A conta corrente para depósito deve ser aberta em agência, não sendo aceita conta aberta virtualmente (somente para bolsistas).
3) Currículo cadastrado e enviado no sistema Lattes do CNPq.

Indicação/substituição de discentes bolsistas/voluntários devem ser encaminhadas até o dia 10 de cada mês.

Respostas a perguntas frequententes quanto à implantação de bolsas CNPq aqui. Algumas das mais importantes são:

  1. Quais os documentos e informações necessários para que o estudante seja cadastrado como bolsista no sistema do CNPq?CPF;
    Currículo atualizado na base Lattes, e;
    Agência e número da conta corrente no Banco do Brasil. Não poderá ser conta poupança, nem conta conjunta.* Caso o bolsista ainda não tenha conta bancária até o momento do aceite, deverá informar a agência do Banco do Brasil para receber o primeiro pagamento, por meio de contrarecibo.* O estudante que quiser concorrer a uma bolsa PIBIC-EM não precisa abrir conta corrente no Banco do Brasil, mas citar somente a agência.
  2. Quando realmente o estudante começa a receber a bolsa?Após ter sido indicado pelo coordenador do Programa na instituição e ter dado o aceite, o pagamento será depositado na conta bancária indicada pelo bolsista até o quinto dia útil do mês seguinte ao do aceite. Caso o estudante tenha indicado somente a agência, ele deverá procurar a agência indicada, com seus documentos em mãos e se dirigir ao atendimento no caixa.
  3. Como enviar o Aceite?Após a indicação do bolsista pelo coordenador do programa de IC ou de IT, o aluno receberá em seu e-mail, o link de acesso ao termo de Aceite, disponível na plataforma Carlos Chagas. No portal do CNPq, o bolsista deverá acessar a referida Plataforma (acrescentar link) e, depois de informar CPF e senha do Currículo Lattes, deverá clicar em avisos para enviar/validar o Aceite.
  4. Quais são as informações bancárias no Termo de Compromisso?Quando a bolsa é implementada, o estudante recebe um e-mail com o Termo de Compromisso que deverá aceitar. Nesse Termo é solicitado o número da agência do Banco do Brasil S/A e o número da conta bancária em que ele receberá o pagamento da bolsa .Caso o bolsista ainda não tenha o número de sua conta corrente, ele deverá informar apenas a agência do Banco do Brasil e o pagamento será feito por ordem bancária. O aluno poderá retirar o pagamento com o documento de identidade. Para o próximo pagamento, o bolsista deverá ter o número da conta corrente e atualizar essa informação na plataforma Carlos Chagas.
  5. Como um bolsista pode alterar ou verificar seus dados bancários?O bolsista deve entrar no portal Carlos Chagas (aqui), inserir o número do seu CPF e senha (do currículo Lattes) > Gerenciamento de sua Bolsa > Dados bancários de bolsa.
  6. O bolsista não recebeu pagamento. O que fazer?Primeira possibilidade:Verificar se enviou o Termo de Aceite recebido em seu e-mail dentro do prazo estabelecido até o dia 15 do mês. Caso não tenha preenchido e enviado o referido Termo, deve fazê-lo, de acordo com as orientações constantes da resposta à pergunta nº 21.Segunda possibilidade:Confirmar se a conta informada não é do tipo poupança ou conjunta. Se for uma dessas duas, é necessário abrir uma conta corrente no Banco do Brasil, atualizar os dados na página do CNPq (orientação resposta à pergunta nº19). Após informar corretamente seus dados bancários, solicitar à Coordenação PIBIC de sua Instituição que encaminhe uma mensagem à sebpg@cnpq.br para realização de repagamento.Terceira possibilidade:Confirmar se sua conta corrente no Banco do Brasil não está bloqueada ou desativada. Se estiver, entrar em contato com o Banco e regularizar sua situação. Em seguida, solicitar à Coordenação PIBIC de sua Instituição que encaminhe uma mensagem à sebfe@cnpq.br para realização de repagamento.
  7. O bolsista não recebeu o e-mail com o Termo de Compromisso. O que fazer?Acesse: www.cnpq.br > Plataforma Carlos Chagas > Outros Bolsistas > CPF e SENHA > Avisos: Termo de Compromisso ( AGUARDANDO ACEITE).
  8. Qual é a senha solicitada para registrar o Termo de Compromisso?A senha do currículo Lattes do bolsista.