Resultado da Chamada Interna para Seleção, Credenciamento e Financiamento de Núcleos de Pesquisa envolvidos em P,D & I – Edital FAPERJ INOVATRIP 2024
PARECER DAS PROPOSTAS PARA A CHAMADA DE SELEÇÃO, CREDENCIAMENTO E FINANCIAMENTO DE NÚCLEOS DE PESQUISA ENVOLVIDOS EM P,D & I – EDITAL FAPERJ INOVATRIP 2024
1. Objetivos da Chamada
O edital FAPERJ Nº 12/2024 – PROGRAMA TRIPARTITE DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – INOVATRIP 2024 tem por objetivo selecionar, credenciar e financiar Núcleos de Pesquisa envolvidos em P,D&I para promover a interação Empresa-ICT no Estado do Rio de Janeiro; complementar o modelo da Hélice Tripla (Empresa-ICT-Governo) com a participação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da FAPERJ, promovendo parcerias e compartilhando custos e riscos da execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). Os projetos devem envolver Núcleos de Pesquisa selecionados e credenciados como Unidades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica – FAPERJ e EMPRESAS INTERESSADAS, com ênfase nas Pequenas e Médias Empresas (PME), Micro Empresas e Startups.
2. Candidaturas Recebidas
Para a presente chamada, os seguintes núcleos manifestaram intenção em participar do processo de submissão ao edital:
- Núcleo de Biosoluções;
- Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Insetos Comestíveis.
3. Informações sobre as Candidaturas
Núcleo de Biosoluções
O núcleo se propõe a apresentar uma proposta de trabalho voltada para a pesquisa, desenvolvimento e implementação de biosoluções inovadoras, objetivando o desenvolvimento de produtos e processos que promovam a sustentabilidade e reduzam o impacto ambiental da atividade agropecuária priorizando produtos ecologicamente amigáveis, socialmente justos e economicamente viáveis. Também tem como objetivo integrar biosoluções em processos agrícolas e em toda cadeia produtiva, para a melhoria da eficiência e da sustentabilidade dos sistemas de produção. Ainda, propõe-se a difusão do conhecimento sobre biosoluções e suas vantagens para a sociedade.
Para seu funcionamento, o núcleo se propõe a analisar setores chave, da cadeia produtiva agropecuária, para identificar áreas com potencial para aplicação de biosoluções. Após essa etapa, será proposta a utilização de técnicas inovadoras para a criação de novos produtos e atuação no co-desenvolvimento e implementação de biofertilizantes, biorremediadores, solubilizadores e biopesticidas, que serão testados em semi-campo/campo para validar a eficácia e segurança dos produtos desenvolvidos. Para implementação plena, será necessário o estabelecimento de colaborações com empresas, setor produtivo e governos, com objetivo de acessar o mercado e capacitar profissionais e agricultores para uso correto das biosoluções. Ainda, em todas as etapas, haverá o acompanhamento do desempenho das biosoluções obtidas, utilizando indicadores ambientais e econômicos para avaliar os impactos na cadeia produtiva.
A implementação de biosoluções representa um passo importante rumo a um futuro mais sustentável e equilibrado. A proposta de trabalho busca, não apenas desenvolver e aplicar soluções inovadoras, mas também promover uma mudança cultural e educacional que valorize a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. A colaboração entre pesquisadores, empresas, governos e a sociedade será fundamental para o sucesso desta iniciativa.
Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Insetos Comestíveis
A criação de um Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Insetos Comestíveis tem o objetivo de investigar, desenvolver e promover o uso de insetos como uma alternativa sustentável à produção de ingredientes para a cadeia de alimentos, desde fertilizantes até insumos paras as indústrias de transformação. Desta forma, o núcleo buscará soluções inovadoras para a produção, processamento e comercialização de insetos comestíveis e, sobretudo, de seus produtos, visando contribuir para a segurança alimentar, a redução do impacto ambiental da produção de alimentos e a diversificação das fontes proteicas, lipídicas e de outros ingredientes industriais.
Dentre seus objetivos, destacam-se: 1) Identificar e selecionar espécies de insetos com potencial para consumo humano e animal; 2) Desenvolver técnicas eficientes e sustentáveis de criação e manejo de insetos; 3) Investigar processos de processamento e conservação de insetos e seus produtos derivados; 4) Avaliar o valor nutricional e a segurança alimentar dos insetos; 5) Desenvolver produtos alimentícios inovadores à base de insetos; 6) Promover a aceitação e a conscientização da sociedade sobre os benefícios dos insetos para humanos e animais; 7) Identificar produtos ou serviços candidatos à etapa de prototipação junto às empresas parceiras.
O núcleo será composto por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da UFRRJ e de outras instituições envolvidas com inovação, como a FIRJAN, INPI e empresas que atuam na mesma temática do núcleo, que surge como uma resposta natural à atuação dos membros nos desafios apresentados por diversas empresas de base tecnológica nos últimos anos, onde houve a participação ativa em editais de inovação e captação de recursos junto a agências de fomento para startups, como a FINEP.
O núcleo, com caráter inédito no Brasil, se norteará na busca de pesquisas que apresentem maturidade tecnológica adequada para que estudantes e pesquisadores possam propor soluções para o mercado e ampliará o portfólio de empresas e demais stakeholders, visando uma maior sinergia dentro da temática abordada.
4. Parecer
Após análise da documentação, justificativas e argumentações apresentadas nas propostas submetidas, considerando:
- O histórico de formação, produção intelectual e científica, articulação de parcerias dos laboratórios e seus respectivos pesquisadores associados;
- Atendimento aos critérios de elegibilidade do edital publicado;
- O julgamento do mérito da proposta quanto à consonância com os objetivos e critérios de avaliação do edital.
Julgamos selecionar as propostas apresentadas pelo Núcleo de Biosoluções e Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Insetos Comestíveis para seguirem à etapa de candidatura ao Edital FAPERJ Nº 12/2024.
Logo, o(a) coordenador(a) do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento, interessado(a) em representar a UFRRJ, no âmbito do Programa INOVATRIP 2024, que ficará responsável pela submissão da proposta junto ao SiSFAPERJ, deve encaminhar um e-mail para nitrural@ufrrj.br, manifestando seu interesse em participar do edital até o final (às 23h59, horário de Brasília) do dia 12/06/2024.
Ainda, coordenadores dos Núcleos de Pesquisa selecionados deverão cumprir com os procedimentos para inscrição no SisFAPERJ, em conformidade com o Anexo I do FAPERJ Nº 12/2024, que deverá ser enviada, impreterivelmente, do dia 17/06/2024 até o dia 30/07/2024 (às 23h59, horário de Brasília).
Dúvidas relativas à chamada poderão ser encaminhadas ao e-mail nitrural@ufrrj.br.
Por fim, cumprimentamos e agradecemos aos proponentes pela iniciativa e empenho em suas candidaturas. A CoPesq/PROPPG se mantém à disposição para prestar assistência aos núcleos, laboratórios e pesquisadores associados.
Cordialmente,
Coordenação de Pesquisa
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação