Relatórios de Iniciação Científica (PIBIC/PIBIC-Af/PICV/PIBIC-EM) e Iniciação Tecnológica (PIBITI)
Os relatórios de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação deverão ser entregues ao final da vigência do edital em que o plano de trabalho está cadastrado.
Os relatórios correspondentes aos planos de trabalho dos editais PIBIC, PIBIC-Af, PIBIC-EM, PICV e PIBITI deverão ser entregues dentro do prazo estabelecido no cronograma dos respectivos editais.
Reitera-se que o envio e posterior emissão de parecer de relatório final são fatores determinantes e indispensáveis para que o docente pesquisador faça indicação de bolsista no edital subsequebte.
Os relatórios são inseridos no SIGAA pelo aluno no Portal do Aluno, seguindo o caminho:
Menu Discente → Pesquisa → Relatórios de Iniciação Científica → Relatórios Finais → Enviar
Os discentes devem preencher todos os campos e enviar. É possível clicar no botão “Apenas Gravar” e, neste caso, um rascunho do relatório será salvo. Ao clicar no botão “Gravar e Enviar”, o relatório será finalizado pelo aluno e seguirá para a avaliação do Orientador.
Os campos no SIGAA são (O número de caracteres com espaço é informado para cada campo):
- Resumo em português (1.500)
- Palavras-chaves (70)
- Título em inglês (200)
- Resumo em inglês (1.500)
- Palavras-chaves em inglês (70)
- Introdução (4.000)
- Metodologia (6.000)
- Resultados e discussão (20.000)
- Conclusões (3.000)
- Referências (8.000)
Uma vez enviado, o relatório deverá ser avaliado e aprovado pelo orientador, usando o caminho:
Portal Docente → Pesquisa → Relatórios de Iniciação Científica → Relatórios Finais → Consultar/Emitir Parecer
Somente após a finalização automática do plano de trabalho, os alunos poderão imprimir seus certificados de Iniciação Científica a partir do SIGAA.
Não serão fornecidos certificados em formato antigo pelo NAAP/CoPesq.
Observações:
[1] É aconselhável escrever o relatório usando um editor de texto (como o Word) e, uma vez finalizado, copiar cada trecho do editor de texto e colar no SIGAA;
[2] No documento em Word poderão ser usadas figuras e elementos gráficos, mas no SIGAA apenas os elementos textuais poderão ser inseridos;
[3] O documento em Word deverá ser salvo em formato pdf para futura avaliação pelo Comitê PIBIC ou Comitê PIBITI;
[4] Não serão anexados documentos em quaisquer formatos do relatório final no SIGAA.